Com a chegada do futebol no Brasil em 1895, rapidamente o esporte se tornou uma paixão para o povo brasileiro. Na Bahia, após a Revolução de 1930 as coisas começaram a se expandir, ganhando as rodas de amigos como principal assunto discutido.
Em 1º de Janeiro de 1931 surge o Esporte Clube Bahia, data oficial de fundação da agremiação, onde um grupo de jogadores que atuavam nos extintos Associação Atlética da Bahia e Clube Baiano de Tênis se reuniu e decidiu homenagear o Estado, criando um novo clube de futebol.
Poucas pessoas sabem, mas o escudo do Bahia foi inspirado no escudo do Corinthians Paulista. A âncora foi retirada e a bandeira de São Paulo foi trocada pela bandeira da Bahia. O preto foi trocado pelo azul e no lugar de Sport Club. Corinthians Paulista - 1910, foi colocado Esporte Clube Bahia - 1931.
Entre crises internas e as tentativas de estruturação do clube, o Bahia viveu nos primeiros anos de existência, uma alternância de fracassos e glórias. Em 1959, após 28 anos de fundação o E. C. Bahia se torna o primeiro Campeão Brasileiro, reconhecido recentemente pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF, quando enfrentou em uma partida memorável o Santos Futebol Clube, no estádio do Maracanã com grandes estrelas como Pelé, Coutinho entre outros.
Aos poucos o clube foi ganhando importância no cenário do esporte nacional e em 1960 estreou em competições internacionais como a Taça Libertadores das Américas, entretanto apesar de ganhar notoriedade a agremiação não conseguiu fazer uma boa campanha na competição, quando foi eliminada pelo saldo de gols.
Nenhum comentário:
Postar um comentário